1º Domingo do Advento
1º DOMINGO DO ADVENTO
(Domingo que vem: DIA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE
PARA COM AS VÍTIMAS DA AIDS )
(28 de Dezembro)
TEMA: "O que aconteceria Comigo, Se Jesus Voltasse Agora?"
INTRODUÇÃO
Estamos começando o Tempo do Advento. Liturgicamente, o ano para a Igreja começa hoje. O padre vai usar paramentos rosas lembrando o tempo alegre da espera de Jesus Cristo, mas ao mesmo tempo, de seriedade, pois esta chegada já deveria ter acontecido. Isto não deve causar ansiedade, nem medo e nem preocupação. Basta estarmos preparados. Isto significa: VIGIAR . Enquanto Jesus não vier em sua Glória, vamos preparar para que venha, ao menos, em nossos corações, para transformar, desde já, nossas vidas.
1ª PARTE
EXEGESE: contato com os textos em si
Entendendo as Leituras
1. Primeira Leitura - (Is 2,1-5): Deus é a Fonte de Paz. Quando O descobrirmos, descobriremos a Paz. Ele - Deus - está Dentro de Cada Um de Nós.CONTEXTO HISTÓRICO
Geralmente, pensamos que Isaías se sentou numa escrivaninha, pegou uma caneta e escreveu o Livro do Profeta Isaías do Cap. 1 ao Cap. 66 . Mas não foi assim. Hoje, o livro dá uma idéia de ser "uma obra literária só", por causa do trabalho dos redatores finais.
Na verdade, vamos dividir toda a obra isaítica em 3 grandes "Conjuntos Literários":
Proto-Isaías ou 1º Isaías: Caps. 1-39 - Isaías viveu por volta de 740/738a.C, no Reino do Norte, na época da invasão de Neftali e Zabulon pelo rei assírio Teclat-Falasar III (745-727a.C.).
Dêutero-Isaías ou 2º Isaías: Caps. 40-55 - profeta anônimo, talvez discípulo de Isaías, viveu na época do exílio da Babilônia (586-538a.C.), amigo e companheiro, tinha como missão estimular o povo escravo, já sem ânimo e esperanças, mostrando que a "libertação do exílio" aconteceria mediante a perseverança de fé no Deus de Israel.
Tríton-Isaías ou 3º Isaías: Caps. 56-66 - escrito por volta de 530a.C, já na época do pós-exílio. Pode ter sido escrito por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, que chamamos de " Escola Isaítica" . Muitos estavam a caminho de suas terras e seu país. Alguns pobres, somente com a roupa do corpo. Outros, ricos com rebanhos, mulheres, escravos e riquezas. Alguns outros já estavam reconstruindo tudo do nada. Por isso, esse profeta ou esse grupo é o escritor da esperança de uma vida melhor em Deus. Nada está perdido se mantiver a fé no Deus Vivo.
Como pode perceber, cada conjunto literário foi escrito por pessoas, lugares e épocas diferentes.
Todas essas informações são boas para situá-los, irmãonauta ou irmãnauta, um pouco, dentro do contexto literário, onde nossa perícope foi escrita.
PERÍCOPE (Is 2,1-5)
(Tradução Literal, Segmentação)
A segmentação é importante porque facilita a compreensão do texto. Segmentar o texto é desmontá-lo em orações. Cada oração tem um verbo. Deve-se ter cuidado, porque há frases nominais, ou seja, sem verbos, no grego e no hebraico. Há frases, também, que tem o verbo oculto.
1a A palavra que viu Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.
2a E acontecerá, nos últimos dias,
2b que se estabelecerá o monte da Casa de IaHWeH, no topo dos montes,
2c e será elevado sobre os montes,
2d e acorrerão na direção Dele todas as nações.
3a E irão muitos povos
3b e dirão:
3c Vinde,
3d e subamos ao monte de IaHWeH
3e e à casa do Deus de Jacó,
3f e, então, ensinará os caminhos Dele,
3g e caminharemos nas veredas Dele;
3h porque de Sião sairá a Lei,
3i e a Palavra do IaHWeH, de Jerusalém.
4a E Ele julgará entre as nações
4b e corrigirá muitos povos;
4c E quebrarão as espadas deles em relhas de arados
4d e suas lanças em podadeiras;
4e não levantará nação contra nação a espada,
4f e não aprenderão mais a guerra.
5a Oh casa de Jacó, vinde
5b e andemos na luz de IaHWeH.
ESTRUTURAÇÃO
Encontramos em quase todos os versículos dessa perícope uma forma de paralelismo (estruturação semelhante de orações ou sintagmas em seqüência). Por exemplo, Isaías 2, 2d/3a:
E acorrerão na direção Dele todas as Nações ,
(a) (b)
E irão muitos Povos.
(a) (b)
Temos paralelismo: 2d/3a; 3d/3e; 3f/3g; 4a/4b; 4c/4d; 4e/4f.
Encontramos, ainda, pelo menos, 2 vezes, o quiasmo (figura de estilo, pela qual se repetem palavras invertendo-se-lhes a ordem). Por exemplo, Isaías 2, 3h/3i:
Porque de Sião sairá a Lei ,
(a) (b)
E a Palavra de YaHWeH Jerusalém .
(b) (a)
Temos quiasmo: 3h/3i; 5a/5b. EXEGESE
Esta 1ª perícope é apenas uma introdução de um conjunto redacional maior (Is 2-12). Esses capítulos falam da visão que Isaías teve de Judá e Jerusalém.
Pela lógica, essa perícope de hoje deveria pertencer ao Proto-Isaías, mas estudos recentes mostram que é um texto com características do pós-exílio, portanto, do Tríton-Isaías. Nesta época, Babilônia estava nas mãos dos persas e estes, por sua vez, deram a liberdade para os judeus, que puderam voltar para "casa". Por isso, digo que o pós-exílio é chamado também de "o período da repatriação".
O v. 1 situa o autor do texto. Não é Isaías, mas Deus. Isaías só teve a visão. O versículo o apresenta para que os leitores saibam que a visão não foi dada para qualquer um.
O v. 2 mostra o "MONTE" como um "lugar teológico". Para os antigos, os deuses, as divindades moravam no topo das montanhas. O povo judeu, inculturando esses valores, também acreditou que Deus moraria no topo da montanha. O texto fala da "Casa de YaHWeH", quer dizer, o TEMPLO . O texto fala também que todas as nações irão ter com Deus no Seu Santo Monte . Já dando alusão à " universalidade da fé ".
O v. 3 aponta outros dados concretos, dando a certeza para todos, que Deus habitaria no meio do Seu povo escolhido, em Jerusalém - a Sião, de onde a Palavra do Senhor e a Sua Lei sairá e de onde todos aprenderão a vontade de Deus.
O v. 4 apresenta YaHWeH como Juiz, que do Seu Santo Monte, julgará a todos e reinará a Paz. Não haverá mais conquistas de outras nações através de guerras sangrentas. A violência morrerá com a espada feita em pedaços. Haverá trabalho nos campos, ao invés de fazerem lanças para a morte. Deus mesmo será o Rei, que conquistará todos os povos, que virão ao Seu Santo Monte.
O v. 5 é um convite para que toda a Casa de Jacó - o povo de Deus - ande na Paz.
2) Segunda Leitura - (Rm 13,11-14a): O Tempo de Deus - Kairós - já chegou. Nossa Conversão deve ser Urgente!!!
CONTEXTO HISTÓRICO
Paulo ditou essa carta para Tércio e mandou que Febe a levasse para os romanos. Ela era diaconisa da igreja de Cencréia (Cf. Rm 16,1-2), cidade próxima de Corinto - considerada cidade portuária.
Os pesquisadores bíblicos afirmam que Romanos foi escrito em Corinto, durante os 3 meses que Paulo a esteve visitando, por volta do final do ano 56 e início de 57 da nossa era. A Carta mostra o amor e o carinho que Paulo tinha pelos pagãos convertidos e como ele valorizava o trabalho das mulheres na Comunidade. Cita no Cap. 16 onze mulheres, sendo Febe - a mensageira - uma delas.
A Comunidade Romana era muito mista: judeus, pagãos convertidos, prosélitos convertidos, mulheres líderes, escravos, escravos livres, ricos, pobres... todos faziam parte da Comunidade e eram bem vindos. Apesar de Paulo citar o nome de cada pessoa - 28 ao todo - a Carta dá a entender que ele não conhecia, pessoalmente, a Comunidade.
De modo geral, Paulo, em suas Cartas, tem um tema predileto: a Salvação vem pela Fé e ela é Gratuita . Em Romanos, não é diferente. É exatamente esse tema que vai tratar na nossa perícope de hoje, com muita propriedade. Começa usando vários conceitos teológicos mostrando seu rico e profundo conhecimento nesta área: justificação, fé, paz, Deus, nosso Senhor, Jesus Cristo, tribulações, perseverança, paciência, experiência, amor, Espírito Santo.
PERÍCOPE (Rm 13,11-14a)
(Tradução Literal , Segmentação e Delimitação)
11a E isto, conhecendo o tempo: 11b que já (é) hora (frase nominal. Coloquei o verbo entre parênteses para facilitar a compreensão).
11c de vos despertardes do sono;
11d agora, pois, perto de nós (está) a salvação (frase nominal. Coloquei o verbo entre parênteses para facilitar a compreensão).
11e do que quando cremos (mais do que pensamos).
12a A noite avançou,
12b e o dia se tem aproximado.
12c Deixemos, pois, as obras da escuridão
12d e vistamo-nos das armas da luz.
13a como de dia, respeitavelmente, andemos,
13b não em orgias
13c e embriagues,
13d nem impurezas sexuais
13e e sensualidades,
13f nem brigas
13g e ciúmes.
14a Ao contrário, vesti-vos do Senhor Jesus Cristo
14b e da carne (corpo) não disponhais para os seus desejos.
ESTRUTURAÇÃO
O autor, Paulo ou o redator final, usou um estilo muito usando na época: o "jogo de contrários". Pode notar, que há muitas palavras contrárias no texto. Ele usa palavras de um mesmo conjunto semântico: do sono ou de quem vive na noite.
Acordar/sono
Noite/dia
Obras da noite/ armas do dia
Dia/ Obras da noite: orgia, embriagues... ciúmes
Vestir de Jesus Cristo/satisfazer o corpo.
Quando encontramos um texto com seu grupo semântico todo formado com palavras contrárias, podemos criar um quadro semiótico. Como estou produzindo um texto para a Internet, precisarei fazer algumas adaptações. No entanto, se você encontrar um quadro semiótico em livros, com certeza, sua apresentação será diferente.
A B
JESUS CARNE
vestir o Senhor Jesus Cristo não satisfazer
NÃO B NÃO A
DIA NOITE
armas da luz sono
acordar obras da escuridão
orgias, embriagues, impurezas
sexuais, sensualidades, brigas e ciúmes
Explicação: A é contrário de B
NÃO B é contrário de NÃO A
A é contraditório de NÃO A
NÃO B é contraditório de B
NÃO B implica A
NÃO A implica B
EXEGESE
O tema principal de Paulo, nesta perícope, é o " tempo de Deus ", quem em grego, traduzimos como "Kairós".
No v. 11, Paulo diz que "Kairós" já começou, portanto, temos que acordar: a Salvação = Jesus está mais perto do que imaginamos.
No v. 12, Paulo continua usando de alegorias: a noite está acabando e o dia vai raiar, quer dizer, que não há mais tempo para viver numa vida de pecado. Por isso, faz um convite, para deixarmos as ações, que são praticadas na escuridão, onde ninguém vê e sabe quem fez. Fala para usarmos as "armas da luz", porque estamos sendo chamados para uma guerra espiritual, contra o mal.
No v. 13, Paulo completa o convite, dizendo que devemos viver como vivemos durante o dia: nossas atitudes devem ser de cristãos. Ele dá uma lista de pecados, feitos na escuridão, quer dizer, às escondidas, sem que ninguém veja, mas que não são atitudes de quem pertence, realmente, ao Senhor. Jesus está chegando e se nossas atitudes não forem de filhos de Deus seremos todos julgados.
Termina a perícope, no v. 14, dizendo que devemos nos vestir de Jesus Cristo, ou seja, devemos ser um outro Jesus Cristo para os irmãos. Dessa maneira, faremos o Reino de Deus já acontecer no nosso meio. Viver aqui, como viveríamos na Casa do Pai.
3) Evangelho - (Mt 24,37-44): Vigilantes e Preparados para a Vinda de Jesus.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Evangelho foi escrito, provavelmente, por volta de 80 dC, em Antioquia da Síria. Em 70 dC, Jerusalém, o Templo e o Sinédrio foram destruídos. Israel pensa que o fim do mundo chegou. Para sobreviver frente a tudo, os judeus tiveram que se espalhar pelo mundo, mas de maneira organizada. Alguns foram para a região da Decápolis, numa cidade chamada Pela, do outro lado do Jordão; outros foram para as regiões da Síria e Fenícia, principalmente, Antioquia.
Mateus, (Cf. Mt 10,3), apresenta Jesus ao mundo com o título de Emanuel, que significa, Deus conosco (Cf. Mt 11,23). Escreve entre os judeus dispersos e para os judeus, com a finalidade de leva-los à conversão. Ele próprio - judeu convertido.
Procura mostrar nas ações e na pessoa de Jesus o cumprimento das Promessas de Deus nas Escrituras. Talvez por isso, faz muitas referências ao Antigo Testamento na sua obra. O escritor é muito didático. Possui uma clareza muito grande quando expõe o que escreve. Podemos dividir o Evangelho em 7 partes. Dentro dessas, encontramos 5 livrinhos. Cada livro é introduzido por um discurso muito bem elaborado e escolhido, que dá margem para o texto que vem logo em seguida, mostrando coesão e uma delimitação muito clara. Se juntarmos os 5 livros com a narração da Infância, a Paixão e a Ressurreição, teremos o total das 7 partes.
Mateus procura mostrar também que para seguir Jesus é necessário romper com todas as estruturas velhas e distantes dos ideais cristãos. Deixa claro, que a verdadeira comunidade cristã é aberta para o outro e deve evangelizar, levando a todo tempo e em todo o lugar, as palavras e as ações de um Cristo que liberta.
PERÍCOPE (Mt 24,37-44)
(Tradução Literal, Segmentação e Delimitação)
37a Como (foi) nos dias de Noé, 37b assim será a vinda do Filho do Homem.
38a Como, pois, estavam naqueles dias, os de antes do dilúvio,
38b comendo
38c e bebendo,
38d casando
38e e dando-se em casamento,
38f até o dia em que entrou Noé na arca,
39a e não perceberam,
39b até que veio o dilúvio
39c e levou a todos,
39d assim será a vinda do Filho do Homem.
40a Então, dois estarão no campo,
40b um será levado,
40c um deixado;
41a duas moendo num moinho,
41b uma será levada,
41c uma deixada.
42a Vigiai, então,
42b pois não sabeis em que dia vem, para vós, o Senhor.
43a Mas considerai isto:
43b que se soubesse o dono da casa
43c a que vigília o ladrão viria,
43d vigiaria
43e e não deixaria roubar a casa dele.
44a Por isso, também vós estais preparados;
44b pois, não imaginais a hora,
44c que o Filho do Homem virá.
ESTRUTURAÇÃO
Temos duas analogias, que funcionam como se fossem estrofes de uma música:
1ª 2ª
Dias de Noé // Vinda de Cristo CORO Dono da casa // ladrão // Vinda de Cristo vs. 37a-39d vs. 40a-41c vs. 42a-44c
Os vs. 37b e 39d formam uma moldura literária. O recheio da moldura vai do v. 38a-39c.
Os vs. 42b e 44bc também formam outra moldura. O recheio vai de v. 43a-44a.
EXEGESE
Estamos em pleno Discurso Escatológico de Jesus em Mateus, com uma linguagem e estilo, puramente, apocalípticos. Ele desenvolveu o Cap. 13 de Marcos e inseriu mais 3 parábolas, para fazer com que seus leitores entendessem o que queria falar. Dessas 3 parábolas, a perícope do Evangelho nos traz a 1ª.
No v. 37, começa a fazer uma comparação da "parusia", ou seja, a Volta de Jesus - vinda do Filho do Homem (Cf. Dn 7,13-14), com os dias de Noé.
O v. 38 traz uma lista de atitudes, do dia-a-dia, mas que levavam a não pensar em uma vida íntima com Deus.
O v. 39 termina o 1º pensamento com a clássica frase: " assim será a vinda do Filho do Homem ".
Os vs. 40-41 funcionam como se fosse o coro de uma música.
No v. 40 o homem que estiver "vigiando" irá com Jesus. Aquele que viver segundo as regras do mundo, será deixado. Não porque Deus é ruim, mas por livre escolha da pessoa.
O v. 41 segue o mesmo padrão com as mulheres. Aquela que viver segundo o Projeto de Deus, irá com Jesus, mas a que viver segundo o projeto da morte, será deixada.
O v. 42, que pode ser considerado o centro redacional da perícope, dá uma ordem: VIGIAI. Quer dizer: vivei, a todo o momento, o Projeto de Vida que Jesus apresentou.
No v. 43, Jesus dá um outro exemplo parecido com o 1º: é claro que se o dono da casa soubesse a que horas o ladrão viria roubar sua casa, ele ficaria vigiando e não deixaria acontecer. O tema é o mesmo do v. 42: vigiar.
O v. 44 termina nossa perícope dizendo que precisamos vigiar. Se agirmos como as pessoas da época de Noé, acabaremos da mesma forma. Se agirmos como o dono da casa desatento, acabaremos como ele, depois da visita do ladrão.
2ª PARTE
HERMENÊUTICA: praticando o texto hoje sob uma nova ótica
Atualização
1) Coesão entre as Leituras
O tema da Liturgia de Hoje é a Vinda do Senhor. Poderia dizer que o lema é "Vigiai". Na 1ª Leitura , vemos que YaHWeH veio para o topo da montanha e isso mudou o tipo de vida das pessoas. A Paz - Shalom - começou a reinar, porque no centro da sociedade está o Deus da Vida. Na 2ª Leitura , Paulo diz que o tempo de Deus já chegou. O tempo das trevas se esgotou. É preciso viver como se estivéssemos de dia, ou seja, temos que vigiar = viver como filhos de Deus, porque Jesus está chegando. No Evangelho , Jesus manda vigiar. Sabemos que vigiar é viver o Projeto de Jesus: enquanto o Reino de Deus não chega, com Jesus, em Glória, podemos viver uma parcela desse Reino, no nosso meio, amando os irmãos.
2) Aplicando Hoje
- temos em Deus o ponto de referência para amarmos o próximo independente de qualquer coisa?
- Buscamos em Deus as nossas Palavras de Vida e Salvação?
- Estamos dispostos a entregar nossas espadas e lanças para serem transformadas em relhas e podadeiras?
- Criamos a Paz, sendo agentes constantes da implantação do Reino do Amor, da Solidariedade e do Perdão?
- Vivemos como filhos de Deus, dando testemunho de um Cristo Vivo e Ressuscitado em nossos gestos?
- Vigiamos a todo instante?
- Vindo Jesus hoje, eu iria com Ele?
ANÁLISE CRÍTICA CONCLUSIVA
Devemos plantar a Paz e não a guerra. Deus nos quer mensageiros e fazedores da Paz. Deveríamos transformar nossas "espadas" em relhas para arar a terra e dar de comer para os que passam fome. Quantos bilhões em dólares estão sendo gastos para a criação de bombas; foguetes; satélites teleguiados por computadores para abaterem bombas; tecnologias avançadas, à base de laser, para tornarem o homem um deus!!! Precisamos transformar nossas lanças em podadeiras, para que a árvore dê ainda mais frutos. O que estamos ensinando para nossas crianças? Como estamos podando a nós mesmos? Que reeducação estamos tendo? Violência? Terrorismo? Chantagens? Crises familiares? Incesto? Drogas? Sexo sem restrições?
A saída para tudo isto é só uma: tornarmo-nos " JESUS CRISTO" para o irmão. Não só Jesus - humano - com gestos bonitos em prol do outro. Não só um Cristo - ungido - que cuide só da oração, sempre se esquecendo do outro. Mas JESUS CRISTO, quer dizer, devemos estender as mãos para os irmãos, ajudando-os e, ao mesmo tempo, mostrando que a mudança da sociedade não se dará somente no plano do social, mas do espiritual, principalmente. Isto não significa que devamos ser alienados e não fazer nada para a mudança da sociedade.
A pessoa, que tenta mudar a sociedade sem Jesus, não passa de um ativista político; talvez um socialista, um comunista ou coisa assim. Há milhares de anos, muitos lutam por um "Paraíso Terrestre", que nunca aconteceu e nunca acontecerá. Esse "Paraíso Terrestre" já criou Milhares de mártires e de heróis. Mas nunca saiu do esboço, do papel. Julgam-se os verdadeiros "pés-no-chão", quando, na realidade, são mais alienados que qualquer um. A história nunca se fará com um paternalismo assistencialista. Exatamente por isso, os judeus até hoje, não aceitaram Jesus como o Messias. Porque Jesus não veio libertar politicamente. Parece que muitos "companheiros" também não aceitam Jesus e chamam aqueles que aceitam de alienados.
O "Paraíso Terrestre" é possível, mas precisamos mudar o molde. Se Jesus não estiver à frente, vamos morrer batendo sempre na mesma tecla e a "Nova Jerusalém" nunca acontecerá em nosso meio. Dom Hélder Câmara conseguiu implantar e ver a "Nova Jerusalém". Dom Pedro Casaldáliga e tantos outros estão vendo já, a seu modo, também. Descobriram o novo molde: ação e oração; fé e vida; Jesus e Cristo...
A Igreja já deu a dica há muito tempo. Nós que nos desviamos o todo momento. Talvez, porque interpretamos mal a "Esposa de Jesus Cristo" ou o "Corpo Místico" do qual Jesus é a Cabeça.
Que Jesus vai voltar é um fato. Mas ninguém sabe o dia e nem a hora. Milhares de Igrejas já marcaram o dia e a hora da volta de Jesus e decepcionaram seus fiéis. Enquanto isso, apavoram seus fiéis e tiram ainda mais dinheiro do povo, que já não tem. Isto é manipulação de massa. Sensacionalismo. Devemos exterminar com essa "Teologia da Fatalidade".
Enquanto Jesus não vem em grande Glória e Poder, nas nuvens, devemos viver com Ele nos nossos corações e fazer com que venha para os corações que estão fechados para a Graça de Deus.
Daí, o "Paraíso Terrestre" acontecerá, porque, em Jesus, há motivo para amarmos o próximo; para lutarmos por uma sociedade mais justa: onde haja partilha dos bens, terra e comida para todos, menos discriminação e racismo, mais espaço para as mulheres, os negros, os pobres e marginalizados; onde os jovens não esperem ficar velhos para fazer história...
Jesus não é ladrão. Mas virá da mesma forma que um ladrão vem. Sem que ninguém saiba a hora e o dia.
Por isso, estejamos todos preparados!!!
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!!!
PALAVRA DE DEUS
( ALIMENTO PARA TODO DIA )
ANO A
SEGUNDA-FEIRA: 29/11: ROXO ou ROSA
Isaías 4,2-6: A paz messiânica: caminhemos à luz do Senhor;
Mateus 8,5-11: Os pagãos, estrangeiros, entrarão no Reino dos Céus.
TERÇA-FEIRA: 30/11: VERMELHO - Santo André, apóstolo (festa).
Romanos 10,9-18: a fé: condição para a Salvação e o anúncio do Evangelho;
Mateus 4,18-22: A vocação de André e outros discípulos.
QUARTA-FEIRA: 01/12: ROXO ou ROSA
Isaías 25,6-10a: Banquete messiânico: o Senhor banirá o sofrimento e a morte;
Mateus 15,29-37: Jesus cura e alimenta o povo.
QUINTA-FEIRA: 02/12: ROXO ou ROSA
Isaías 26,1-6: Cântico do povo libertado, justo e confiante em Deus;
Mateus 7,21.24-27: Fazer a vontade do Pai Celestial.
SEXTA-FEIRA: 03/12: BRANCO - São Francisco Xavier, presbítero (memória).
Primeira Sexta-Feira do Mês
Isaías 29,17-24: Os tempos messiânicos: os cegos enxergarão;
Mateus 9,27-31: Jesus cura dois cegos.
SÁBADO: 04/12: ROXO ou ROSA - São João Damasceno, presbítero e doutor (memória).
Isaías 30,19-21.23-26: Ao teu pedido, o Senhor terá piedade;
Mateus 9,35 - 10,1.6-8: Jesus sente dó do rebanho, do povo que sofre.
Pe. Cleodon Amaral de Lima
Teólogo-Exegeta